FANDOM


INSURGENTE
Insurgente
Uma escolha pode te destruir.

Autora

Veronica Roth

Gênero

Ficção Científica/ Ficção Distópica/ Aventura

Publicado no Brasil por

Editora Rocco

Data

13 de Abril de 2013

ISBN BR

9780062114457

Precedido por

Divergente

Sucedido por

Convergente

Insurgente (Insurgent, originalmente) é o segundo livro da série Divergente escrita pela autora norte-americana, Veronica Roth. Foi lançado nos Estados Unidos em 1 de Maio de 2012, chegando ao Brasil em 2013.

Sinopse Editar

Tris , Quatro , Caleb , Peter Hayes e Marcus viajam até a base da facção Amizade, onde já se encontram refugiados alguns membros da Abnegação.

A Amizade emite uma declaração de que todas as facções podem buscar refúgio lá enquanto eles residem em paz. Tris ouve Marcus confessando à porta-voz da Amizade, Johanna, que os líderes da Abnegação morreram para proteger um segredo. Tris confronta Marcus , mas ele se recusa a revelar qualquer coisa. Traidores da Erudição e Audácia em breve chegam a Amizade para deter a Abnegação.

Quando um tiroteio começa, Tris , Quatro , Caleb e Susan conseguem escapar e saltar para um trem. O vagão está cheio de facção armada, os "sem facção" , incluindo o ex-inciado da Audácia, Edward , que os escolta até uma zona segura. Tris é surpreendida ao saber que a os "sem facção" são numerosos e criaram uma sociedade em que as pessoas parecem felizes e seguras. O grupo é liderado por Evelyn, mãe de Quatro que para todos estava morta.

Naquela noite , Tris ouve uma conversa entre quatro e Evelyn, durante o qual Evelyn diz Quatro que ele precisa convencer a Audácia para se juntar à sua facção . Caleb e Susan se mudam para uma zona segura onde mais membros da Abnegação estão vivendo , enquanto Tris e Quatro viajam para a sede da Franqueza.

Personagens Editar

Beatrice "Tris" Prior: Protagonista do livro. A narrativa é do ponto de vista dela . Ela nasceu na Abnegação mas escolheu Audácia na cerimônia de escolha de quando ela tinha 16 anos. Ela explica sua escolha afirmando que ela sentiu que era muito egoísta para Abnegação e queria ser livre. Sendo divergente , ela é capaz de controlar e escapar simulações. Tris tem uma aptidão para três facções - Audácia, Erudição e Abnegação -assim, sua divergência é mais forte que a maioria e praticamente inédita. Ela está em um relacionamento com Tobias Eaton , também conhecido como Quatro, seu ex- instrutor de iniciação, e eles estão apaixonados. Sua Divergência influencia muitos aspectos da sua vida, como muitas vezes ela exibe abnegação , bravura e inteligência. Caracterizada uma menina de baixa estatura e magra demais, de forma que aparenta ter 12 anos, ao invés de 16, mas ela ganha massa muscular por causa dos combates durante o treinamento e na guerra. Ela tem cabelos loiros e olhos azuis . Ela tem uma tatuagem de três corvos em sua clavícula , representando sua família , e também tem os símbolos de Abnegação e Audácia em ambos os lados de seus ombros. Irmã de Caleb Prior. Seus pais eram André e Natalie Prior, que morreram para salvar a vida dela. Ela marcou o segundo menor número de medos ( sete) durante sua paisagem medo, ao lado de Tobias , que tem quatro.

Tobias Eaton - está em um relacionamento com Tris . Ele terminou sua classe de iniciação em primeiro lugar, o que lhe proporcionou escolher em que área trabalharia, mas ele se recusou a tornar-se político , optando por operar o centro de segurança computadorizado da Audácia . Ele é apelidado de Quatro porque sua paisagem medo mostrou que ele tem apenas quatro medos,a quantidade mais baixa de sempre. Sua paisagem de medo também revelou que seu pai, Marcus, era abusivo com ele, e vários de seus temores derivam dessa violência e abuso. Quatro admite escolher Audácia só para escapar da crueldade de seu pai, que é visto como uma opção covarde. Marcus era próximo aos pais de Tris, mas Quatro nunca o acompanhou nos jantares a que era convidado,por isso que ele e Tris não se conheciam. Ele é descrito como alto, moreno e com olhos azuis cor de safira . Ele tem todos os símbolos de facções tatuadas nas costas , junto com chamas da Audácia ao lado.

Caleb Prior - Irmão de Tris. Ele frequentemente exibe sua natureza Erudita como a curiosidade excessiva. Caleb aprende com Jeanine sobre o conteúdo das informações importantes roubadas ds Abnegação. Ele escolhe a opor-se Tris, a fim de promover o controle por meio de simulação desenvolvido pela Edurição. Ele é alto, com cabelo escuro e olhos verdes.

Marcus Eaton - um importante líder da Abnegação. Ele era abusivo e violento com seu filho, mas mantinha uma imagem pública de lider bom e carinhoso. Quatro caracteriza-o como manipulador e despreza-o. Ele afirma que a Erudição tinha atacado a Abnegação para obter algumas informações importantes e quer impedir que se torne público. Ele era muito próximo aos pais de Tris, porque o pai de Tris, Andrew, também foi um líder da Abnegação.

Jeanine Matthews - a líder da Erudição, escolhida com base em seu alto QI. Ela é a desenvolvedora do soro simulação e antagonista principal da saga. Um de seus principais objetivos é neutralizar a ameaça representada pela capacidade do divergente de manipular as simulações. Ela obteve informações importantes da Abnegação durante o ataque e manteve-as escondidas em seu computador particular. Ela também tem um interesse especial em Caleb. Ela foi morta por Tori em vingança pelo assassinato de seu irmão.

Johanna Reyes - porta-voz da Amizade, que não elege um líder. Ela é descrita como bonita, mas com uma cicatriz terrível no rosto.

Jack Kang - Lider da Franqueza. É quem administra o soro da verdade.

Christina - Amiga próxima de Tris. Christina voltou à Franqueza após o ataque à Abnegação. Ela estava em um relacionamento com Will antes dele ser assassinado e e ela sofre a dor de sua perda. Christina se torna amiga de Cara, irmã de Will, que oferece palavras de conforto e encorajamento. Ela é muito franca e honesto. Ela tem a pele negra e cabelo escuro.

Will - Amigo de Tris. Eles se conheceram quando estavam treinando para a iniciação da Audácia e ele brincou Tris sobre suas habilidades de tiro. Ele estava sob o controle da simulação quando tentou atirar em Tris durante o ataque à Abnegação. Tris, então, o matou. Ela fica profundamente triste por tê-lo matado. Ele tinha cabelo loiro com olhos verdes, mostrando muitas vezes um vinco entre os olhos. Era o namorado de Christina antes de sua morte infeliz.

Uriah, Lynn, and Marlene - Nascidos na Audácia, são da mesma classe de iniciação de Tris. Urias é revelado como um divergente. Marlene está sempre sorrindo e alegre, uma pessoa otimista. Ela e Uriah estavam em um relacionamento, mas Marlene é morta depois de ser controlada por uma simulação a pular de um telhado. Lynn inicialmente não gostava de Tris, mas as duas se tornam amigas. Lynn leva um tiro e morre durante o ataque na Erudição.

Zeke e Shauna - amigos de Quatro. Zeke é o irmão de Urias, e ele agiu como espião traidor da Audácia, até que ele aparece na Franqueza com Tori ferida. Shauna é irmã de Lynn, e ela recebe tiro nas costas tornando-se paralisada abaixo da cintura e requer o uso de uma cadeira de rodas. Ela e Zeke estão em um relacionamento.

Tori and Harrison -escolhido como líderes juntamente com Quatro. Harrison é caracterizado como sendo mais velho. Tori é um artista na loja de tatuagem da Audácia. Ela dirigiu a simulação de Tris antes da Cerimônia de Escolha e a advertiu para manter a Divergência em segredo. O irmão de Tori foi morto porque era um divergente e Tori quer vingança. Ela agiu como espião com Zeke na sede da Erudição e descobriu que o laboratório de Jeanine foi fortemente protegido. Tori começa sua vingança sobre Jeanine matando-a.

Max - um líder corrupto da Audácia, se alia a Erudição para destruir a Abnegação. Ele queria que Quatro trabalhasse com ele, mas diante de sua recusa, ele escolheu Eric. Leva é baleado por Lynn durante a história.

Eric - inimigo de Quatro. Eric terminou em segundo lugar na mesma classe de iniciação de Quatro. Ele se sente ameaçado por Quatro e por isso o odeia. Ele está trabalhando para Max e Jeanine. Ele tem cabelo comprido gorduroso e vários piercings no rosto. Ele é baleado por Quatro.

Peter Hayes - principal inimigo de Tris durante a iniciação. Ele é nascido na Franqueza. Ele chama Tris de "Careta" ( gíria para Abnegação ) e a assedia psicologicamente e fisicamente. A razão disso é que Tris provou ser mais forte do que o esperado, o deixando com inveja. Ele inveja a todos que se mostram melhor do que ele. Um bom exemplo é no primeiro livro " divergente ", quando Edward estava em primeiro na classificação dos iniciados, Peter era o segundo. Assim ele o esfaqueia nos olhos a noite, para deixá-lo fora da competição.a. Peter se rende a Tris e seu grupo no final do Divergente. Peter é musculoso e alto com cabelo escuro brilhante e olhos verdes.

Evelyn (Eaton) Johnson - Mãe de quatro e lider dos "Sem facção". Ela teve um caso enquanto estava casada com Marcus e, supostamente, foi dito para que deixasse aAbnegação. Quatro inicialmente fica irritado com seu abandono, mas sabe que ela foi abusada pelo pai. Tris não confia em Evelyn.

Andrew Prior - Pai falecido de Tris e Caleb e marido de Natalie. Era um líder Abnegação. Foi Erudita, mas transferido para Abnegação. Morre durante o ataque em "divergente".

Natalie Prior - Falecia mãe de Tris e Caleb e esposa de Andrew. Nasceu na Audácia mas optou Abnegação por ser seguro, pois ela era divergente. Morre para proteger Tris.

Edith Prior - Presume-se que ela esteja relacionada com Tris, por causa do sobrenome do Prior. Foi originalmente conhecida como Amanda Ritter antes de abandonar sua vida para se tornar de uma facção.

CenárioEditar

Ocorre em uma Chicago distópica em um futuro distante. A base da Franqueza é o "Merchandise Mart" em ruínas. A base da Amizade está localizada fora da cerca que mantém todos dentro da cidade. A base da Audácia é uma caverna subterrânea. A base da Abnegação é um bairro "tudo parece igual". A base da Erudição é uma parte futurista da cidade, que é altamente avançada.

Adaptação CinematográficaEditar

Brian Duffield de Jane Got a Gun foi escolhido para escrever o roteiro de adaptação para Insurgente em 7 de maio de 2013. O filme está programado para ser lançado em 20 de marco de 2015. O seu antecessor, Divergente , está agendado para lançamento em 21 de março de 2014. Em 16 de dezembro de 2013, foi anunciado que Neil Burger , diretor de "Divergente" não voltaria para dirigir "Insurgente".